On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Milagre da Islândia

O Milagre da Islândia 



O milagre de que ninguém fala... A Islândia, um país que entrou numa grave crise financeira em 2008, provocada pelo sistema financeiro. Com um povo que provocou a queda do governo da altura, e recusou resgatar os bancos, entretanto falidos, e recusaram-se a pagar a fraude cometida pelos banqueiros, aos credores Internacionais, pondo-os no banco dos réus, os culpados, governantes e banqueiros!

É este um caso de sucesso que poucos falam, tanto na Europa como no resto do Mundo, porque não interessa muito ser conhecido. Imagine-se se todos os países com problemas financeiros fizessem o mesmo...? E se todos se recusassem a resgatar o sistema financeiro (a Banca)?
Pois por isso mesmo, não interessa divulgar muito, nem interessa dizer que a Islândia é um caso de sucesso dentro da Europa. Tem havido uma grande censura na comunicação social, por todo a Europa relativo a este tema, a Islândia... É assunto tabu, até porque ganhou o braço de ferro com a União Europeia do não pagamento aos credores Internacionais!


Chamam-lhe o milagre islandês. Confrontada com o maior colapso financeiro de sempre, a Islândia sentou o primeiro-ministro no banco dos réus e revolucionou o sistema político. 4 anos depois já tem a economia do país a crescer. Há ou não alternativa a esta receita a esta austeridade?
Viajámos até Reikjavic para lhe mostrar como foi possível dar a volta a uma crise que tinha o mesmo potencial de arrasar um país.


O Milagre Islandês: a partir do minuto 2:00
Milagre Islandês - Crise europeia 19/10/12




O governo Islandês foi obrigado a eleger e financiar um Conselho para elaborar uma nova constituição. Um grupo de cidadãos, sem políticos, advogados ou professores universitários abriram o processo à participação de todos os interessados e conseguiram aprovar por consenso a proposta de um novo texto.

Na Islândia de hoje, os cidadãos estão organizados em associações e têm propostas concretas para uma sociedade onde todos possam participar. Vamos conhecer os islandeses, dos quais a mídia se recusam a falar.
ISLÂNDIA: A CONSTRUÇÃO DE UMA REVOLUÇÃO
Pots, Pans and Other Solutions - full movie



Caso Icesave: Islândia não vai ter que reembolsar Holanda e Reino Unido 28/01/2013.






Já a Europa... Europa gastou um décimo da sua riqueza para salvar bancos… Bancos receberam 1,3 biliões de euros de "auxílio" estatal não-escrito desde que a crise começou, aqui!





Outras histórias do caso Islandês



Euronews reporter : Islândia: regresso do precipício!

Islândia, a fronteira mais ocidental da Europa. O último país do continente a ser criado pelo homem. O menos povoado e com a maior concentração mundial de vulcões activos.


Islândia: 2010
Revolução popular e pacífica - NÃO DIVULGADA - O POVO É QUEM ORDENA !!!

"...A negativa do povo da Islândia a pagar a dívida que as elites abastadas tinham adquirido com a Grã-Bretanha e a Holanda gerou muito medo no seio da União Europeia. Prova deste temor foi o absoluto silêncio na mídia sobre o que aconteceu. Nesta pequena nação de 320.000 habitantes a voz da classe política burguesa tem sido substituída pela do povo indignado perante tanto abuso de poder e roubo do dinheiro da classe trabalhadora. O mais admirável é que esta guinada na política socioeconómica islandesa aconteceu de um jeito pacífico e irrevogável. Uma autêntica revolução contra o poder que conduziu tantos outros países maiores até a crise actual. 

Este processo de democratização da vida política que já dura dois anos é um claro exemplo de como é possível que o povo não pague a crise gerada pelos ricos."


Ficam aqui bem claras as diferenças entre a Islândia e Portugal, na resolução de uma crise financeira que afectou de igual modo os dois países. A Islândia negou-se a resgatar o sistema financeiro e a "sociedade" negou-se a arcar com os prejuízos provocados pelos "Banqueiros", que iriam afogar o povo com impostos...!

Em Portugal optou-se exactamente pelo oposto, onde o PS pediu um resgato ao FMI/Troika,  para financiar a Banca e o despesismo/dividas nas empresas Públicas. Um sistema político do arco da Governação (PS, PSD e CDS), que preferiu salvar os Banqueiros" (BPN, Banif, contractos Swaps, etc,) em detrimento do Povo/Sociedade...!
E a nossa justiça, ao fim destes anos todos ainda não encontrou os culpados, nem  condenou ninguém, dos que roubaram o povo... E porque isto acontece? Porque a Sociedade deixa!!!

Pensem, não continuam a votar em corruptos!!!

Diga não à Inércia, não sejam complacentes com os vossos carrascos, aqueles que vos tiram tudo...!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: